Dois
termos de uso freqüente neste livro são "novas mídias" e "hipermídia", definindo-se
o primeiro como o vasto campo delimitado pelas tecnologias digitais e o segundo
como o meio e a linguagem em que esse campo se encontra. Tais meio e linguagem
organizam os eventos comunicacionais, entendendo-se por comunicação, aqui, um
processo constituído pelo relacionamento de emissor e receptor- que em muitas
situações trocam de papel e são parceiros do processo. A hipermídia se materializa
pelo uso que dela se faz por intermédio de seu usuário, agente imprescindível
de seu desenvolvimento. Existe portanto uma especificidade do roteiro de hipermídia,
que o estudo de Vicente Gosciola estabelece e põe em discussão com o amplo conhecimento
de um especialista que há cinco anos se dedica ao tema. Em língua portuguesa faltam
obras que enfoquem a passagem das questões teóricas a análise de produções hipermidiáticas,
observa Sérgio Bairon no "Prefácio". Roteiro para as novas mídias é importante
contribuição no sentido de sanar essa carência. E é mais um título indispensável
que o Senac São Paulo disponibiliza para o conhecimento das mídias na sociedade
em rede atual. |