Roteiro de Cinema
INDEX > LIVROS > ARTE & TÉCNICA
STORY
Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro
Robert Mckee
ARTE & LETRA, Curitiba, 2007
ISBN 9788560499007 | Brochura, 24 x 18 cm. | 432 pág.
Tradução de Chico
Marés | Capa de Rafael Silveira | © 1997 Robert Mckee
Título Original: Story - Substance, Structure, Style and The Principles of Screenwriting
Principal obra sobre o assunto publicada nos últimos 20 anos, Robert Mckee foge da mesmice dos manuais de roteiro por tentar abranger toda forma de narrativa audiovisual e não somente o modelo consagrado Hollywoodiano. Escrito de forma simples e concisa, de fácil entendimento, é uma obra iluminadora, mesmo para os roteiristas mais experientes.
- Avaliação do editor da roteiro de cinema . Leitura obrigatória (5/5) *****
Diferente de outros livros, Story é sobre forma, não fórmula. Empregando exemplos de mais de cem filmes, Mckee usa uma filosofia que vai além das regras rígidas para identificar os elementos mais elucidativos que distinguem estórias de qualidade das outras.
Começando com definições básicas - o que é um beat? Uma cena? Uma seqüência? O clímax de ato? O clímax do filme?
 
story
COMPRAR
McKee não apenas desvenda os mistérios da estrutura padrão de três atos, mas desmistifica estruturas incomuns como as de dois, sete e oito atos. Expõe as limitações de cada gênero, ressaltando a importância do tema, ambiente e atmosfera, e enfatiza a diferença de personagem versus caracterização.
Recheado com exemplos de filmes como "Casablanca" e "Chinatown", Story disseca cenas clássicas, guiando-nos passo a passo para revelar não somente como uma cena funciona, mas por que ela funciona. Indo além dos fundamentos da composição para os valores duradouros e conflitos que separam os clássicos do clichê.
Por muitos anos os estudantes de Robert Mckee têm levado as maiores honras de Hollywood. Sua palestra, "Story Structure", é essencial para escritores de roteiros e realizadores de filmes, lotando auditórios pelo mundo todo e com mais de 35.000 alunos formados. Com Hollywood pagando quantias exorbitantes - e o público pedindo por originalidade -, este livro é a arma que você precisa para ganhar a guerra contra os clichês e levar sua estória das páginas para a tela. 
Diferentemente de outros livros sobre escrita de roteiros, Story é sobre forma, não fórmula. Empregando exemplos de mais de cem filmes, Mckee usa uma filosofia que vai além das rígidas regras para identificar os elementos mais elucidativos que distinguem estórias de qualidade das outras. Começando com definições básicas (O que é um beat? Uma cena? Uma seqüência? O clímax do ato? O clímax do filme?), McKee não apenas desvenda brilhantemente os mistérios da estrutura padrão de três atos, mas também desmistifica estruturas incomuns como as de dois atos, sete atos e oito atos. Expõe as limitações de cada gênero, ressaltando a importância do tema, ambiente e atmosfera; e enfatiza a importância de personagem versus caracterização. 
Recheado com exemplos de filmes como Casablanca e Chinatown, McKee disseca cenas clássicas, guiando-nos passo a passo para revelar não somente como uma cena funciona. Indo além dos fundamentos da composição para os valores duradouros e conflitos que separam os clássicos do clichê. 
Este prático livro se tornou indispensável para escritores de roteiro de qualquer lugar. Os estúdios de Hollywood não compram grandes idéias - eles compram grandes estórias que conseguem capturar a imaginação do público. E ninguém contribuiu mais com os escritores para transformarem as grandes idéias em grandes estórias e as grandes estórias em grandes roteiros do que Robert McKee.
- Textos extraídos da orelha, contra-capa, e da página da editora.
SUMÁRIO RESUMIDO: PARTE1: O escritor e a arte da estória; O problema da estória. PARTE 2: Os elementos da estória; O espectro da estrutura; Estrutura e ambiente; Estrutura e gênero; Estrutura e personagem; Estrutura e significado. PARTE 3: Os princípios do design da estória; A substância da estória; O incidente incitante; Design do ato; Design da cena; Análise da cena; Composição; Crise, clímax, resolução. PARTE 4: O escritor no trabalho; O princípio do antagonismo; Exposição; Problemas e soluções; Personagem; O texto; O método do escritor. Fade Out.
LINKS:  arte & letra | cultura | saraiva | 2001video | edição original
ASSUNTOS:  Cinema - Roteiros, Televisão - Roteiros, Roteiros - Manuais, Roteiros - Técnica, Roteiros para Televisão, Roteiros Cinematográficos, Roteirização de Cinema, Narrativa Cinematográfica, Livro Usado, Exemplar Usado, Sebo, Livraria, Biblioteca, CDD 790 - 791.437 - 791.457

COMENTÁRIOS

<<< ANTERIOR

ROTEIROS | ROTEIRISTAS | MANUAIS | LIVROS | CURSOS | SITES | SOFTWARE | PROFISSÃO
http://www.roteirodecinema.com.br/
(cc) 2003-2010 - Alguns direitos reservados

ar
ac
ROTEIRISTA, FILIE-SE À ASSOCIAÇÃO DOS ROTEIRISTAS E A AUTORES DE CINEMA